Invest Amazonas

Energia

 A matriz energética do estado do Amazonas é composta por fontes de energia renováveis e não renováveis. A geração bruta média de energia no Estado foi de 11 milhões de megawatts e o consumo de 4 milhões de megawatts, segundo dados da concessionária de energia. Deste total consumido, o principal responsável foi o segmento residencial (48,5%), seguido do comercial (23,8%), industrial (10,1%), poder público (9,8%), iluminação pública (4,2%), serviço público e setor rural (1,7%). O Estado do Amazonas possui 95 sistemas elétricos isolados e que produzem energia a partir de termelétricas consumindo um volume considerável de óleo diesel, que consequentemente, emite toneladas de CO2 para a atmosfera mensalmente.

A grande extensão territorial do Estado e a pequena densidade populacional, são fatores que dificultam ainda mais uma manutenção eficiente dos sistemas, pois o alto custo operacional dos geradores, aliado à grande distância a ser coberta pelos meios de transporte tendem a encarecer ainda mais esse modelo, que se baseia na utilização do óleo diesel.

postagem-de-alta-tensao-ou-torre-de-alta-tensao 1 (1)

 A adoção de sistemas solares fotovoltaicos nesses territórios, por exemplo, oferece uma solução sustentável e economicamente viável, aproveitando o alto índice de radiação solar da região, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e os custos operacionais da geração de energia. Além disso, abre espaço para o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores baseados em energias renováveis, como microgrids inteligentes, geração distribuída e prestação de serviços energéticos.

Essa transição energética também fortalece políticas públicas de inclusão energética, fomenta cadeias produtivas locais (instalação, manutenção e operação dos sistemas solares), além de atrair investimentos nacionais e internacionais alinhados com a agenda ESG e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

💬 Olá! Deseja saber mais sobre investimentos no Amazonas?
WhatsApp