Invest Amazonas

Agricultura

Agricultura Familiar

No Amazonas, a agricultura familiar se encontra nas atividades agrossilvipastoris, floresta associada com cultivos agrícolas e atividades pastoris, e produção em pequena escala. Contribuindo no Estado com a produção de banana, cupuaçu, açaí, feijão, hortaliças, mandioca, abacaxi, milho, guaraná, cacau, arroz, entre outros.

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) no ano de 2023, cadastrou e atendeu cinquenta e um mil oitocentos e dezessete (51.817) agricultores familiares. Além da produção de alimentos, a agricultura familiar agrega outra característica que é a sua capacidade de deter mão de obra e gerar postos de trabalho no meio rural, numa perspectiva diversa da lógica empresarial rural. A agricultura familiar é responsável pela maior parte dos postos de trabalho no meio rural. Esta particularidade confere à agricultura familiar uma grande importância no desenvolvimento rural e na dinamização das economias locais. (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE).

Design sem nome 2 (1)

Agricultura  Empresarial

A Agricultura empresarial, responsável pela produção em larga escala, é um vetor que oportuniza o desenvolvimento econômico, gerando renda, oportunidades no campo e ainda inserindo tecnologia no processo de produção.

O Amazonas tem vocação para produzir com sustentabilidade, somente na região sul do Amazonas existem cerca de 200 mil hectares de áreas para plantio (IDAM), ou seja, localidades onde é possível produzir alimentos sem precisar desmatar, são áreas já consolidadas. Outras cadeias produtivas também apresentam potencial em sub-regiões do Estado, é o caso do açaí na sub-região do Rio Negro e Solimões, mais precisamente nos municípios de Anori e Codajás, da banana e do cacau na sub-região do Madeira, da avicultura e citrus na região metropolitana e do abacaxi no município de Itacoatiara.

💬 Olá! Deseja saber mais sobre investimentos no Amazonas?
WhatsApp