A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), nessa última sexta-feira (09/05), o Diálogos de Bioeconomia demonstrou mais um avanço no projeto, realizando uma nova etapa no município de Guajará, região estratégica localizada na calha do rio Juruá, que fica no interior do Amazonas e dista aproximadamente 1.475 quilômetros da capital de Manaus. O evento, ocorrido no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu instituições, produtores e demais agentes vindos de setores divergentes que compõem a sociedade civil na região.
Giovanna Libânia, gerente do Departamento de Bioeconomia e Ações Estratégicas (DBA), destacou a contribuição coletiva para a formulação do Plano, salientando a importância do papel da escuta e do debate para a realização dos Diálogos em cada localidade do Amazonas.
“O evento foi um sucesso e contamos com vários representantes locais que contribuíram com diversas vertentes em todos os eixos temáticos. Esperamos que o Plano possa trazer todos os resultados esperados para o município”, afirmou.
O secretário municipal de Cultura, Silvano de Souza Maciel, destacou a importância do evento para Guajará e validou o compromisso do município na participação do fomento aos setores de economia sustentável. Silvano declara em sua fala:
“Para nós é sempre uma grata satisfação participar de ações que sejam voltadas para o bem do nosso município e da nossa comunidade. Participamos com apontamentos que podem vir a se tornar ações concretas para o desenvolvimento da bioeconomia em nosso município, e assim, criar um forte representante do setor em nosso estado”.
Osmir, participante no evento em Guajará, é trabalhador da cadeia produtiva de cacau e também representava a comunidade Novo Horizonte. Ele agradeceu a realização do evento e reafirmou suas expectativas em relação às melhorias que o Plano Estadual de Bioeconomia pode trazer para a região.
“Represento muitas famílias no Juruá, então sou muito grato ao secretário Serafim Corrêa por ter enviado a equipe para discutir esses planos de manejo e como fazer para melhorar a estrutura da nossa região. Estou muito confiante de que isso vai dar certo”, enfatizou em sua fala.
O evento dos Diálogos em Guajará foi organizado por meio de uma parceria entre a Sedecti e a Fundação Amazônica Sustentável (FAS), com o apoio dos recursos do Instituto Clima e Sociedade (ICs) para o projeto de construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas.
Fotos: César Júnior/ Up Comunicação.
Fontes: SEDECTI.