Com abundânciade recursos hídricos, a piscicultura é uma atividade com grande potencial de crescimento, especialmente com a abundância natural da região banhada pela maior bacia hidrográfica do mundo. Em 2024, a produção nacional foi de 956 mil toneladas, sendo 15 mil toneladas apenas do Amazonas (EMBRAPA). A produção de peixes nativos de água doce lidera a preferência de cultivo e possui grande demanda nos mercados nacional e internacional.
O Amazonas apresenta condições climáticas ideais para a piscicultura em tanques escavados e viveiros naturais, com uma malha de produtores que opera em diversas regiões do estado. Vale ressaltar o esforço do governo do estado para tornar a piscicultura uma cadeia produtiva estruturada atrativa para investimentos, através da distribuição de alevinos e oferecimento de capacitações via IDAM, o que reduz barreiras de entrada, sobretudo para pequenos e médios produtores.
Outras oportunidades de investimento privado abrangem a instalação de fábricas de ração, centros de pesquisa e inovação, laboratórios de genética e unidades de beneficiamento de pescado, agregando valor à produção primária, e com o aumento da competitividade do peixe amazônico no mercado nacional e internacional.
💬 Olá! Deseja saber mais sobre investimentos no Amazonas?