Invest Amazonas

Polo de Fertilizantes

O setor de fertilizantes no Amazonas representa uma oportunidade estratégica de negócios para o mercado interno, especialmente em um contexto de crise internacional de insumos agrícolas, busca por autossuficiência nacional e valorização de soluções sustentáveis e regionais

O Amazonas possui jazidas de potássio, principalmente nas regiões de Autazes, Itacoatiara e Nova Olinda do Norte. O potássio é um dos três principais macronutrientes agrícolas (junto ao nitrogênio e fósforo) e o mais importado pelo Brasil, com mais de 95% de dependência externa. A jazida de Autazes, a ser explorada pela empresa Potássio do Brasil, tem potencial para abastecer até 20% da demanda nacional por mais de 30 anos.

3fcc3d864c239c091d1c32d57e01ebfead5c2d41
4ec407add9ab90bc7c40ecb0577f35e4acdfed34
f3d0dbea1a542c67398a9b436f57ef8beab4c5cb

As oportunidades de negócio no setor estão ligadas a extração e beneficiamento, como a exploração de salgemas potássicas (silvinita e carnalita) em larga escala. Também na infraestrutura de mineração sustentável, logística fluvial e ferroviária criando hubs logísticos regionais de fertilizantes (centros de armazenagem e distribuição) para abastecer os mercados da Região Norte e Centro Oeste. Na produção de fertilizantes orgânicos e biofertilizantes a partir do uso de resíduos da agroindústria, piscicultura e vegetação secundária.

Terras raras e Nióbio

A adoção de sistemas solares fotovoltaicos nesses territórios, por exemplo, oferece uma solução sustentável e economicamente viável, aproveitando o alto índice de radiação solar da região, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e os custos operacionais da geração de energia. Além disso, abre espaço para o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores baseados em energias renováveis, como microgrids inteligentes, geração distribuída e prestação de serviços energéticos.

Essa transição energética também fortalece políticas públicas de inclusão energética, fomenta cadeias produtivas locais (instalação, manutenção e operação dos sistemas solares), além de atrair investimentos nacionais e internacionais alinhados com a agenda ESG e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

💬 Olá! Deseja saber mais sobre investimentos no Amazonas?
WhatsApp