Invest Amazonas

Sedecti promove workshop Investe Mais Estados com apoio da ApexBrasil e BID

A Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI) promoveu o Workshop: Investe Mais Estados, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A capacitação de 40 horas ocorreu entre os dias 26 a 30 de maio, na sala multiuso do SENAI, na zona sul de Manaus. O consultor do BID, Javier Casademunt, foi responsável pela condução.

O evento reuniu representantes dos setores público e privado, com o objetivo de desenvolver projetos voltados à atração de investimentos no Amazonas. Além disso, durante os cincos dias de workshop, os participantes foram imersos em atividades práticas, elaborando em grupos um briefing técnico de projetos prioritários. Ao final, as propostas discutidas serão consolidadas para integrar o portfólio de programa Investe Mais Estados.

Bruna Paschoal, gerente do Departamento de Atração de Investimento e Comércio Exterior (DAICE), ressaltou que a capacitação na elaboração de projetos é de suma importância. O governo federal através de suas políticas públicas de desenvolvimento do país, tem capacitado os estados para este tipo de atividade, com finalidade de exibir os projetos na plataforma Janela única de Investimentos, que será lançada até o fim deste ano.

“É imprescindível que nosso estado esteja capacitado a elaborar projetos executivos de alto nível para serem exibidos na Janela Única de Investimentos, plataforma que a Apex está lançando no Brasil, financiados pelo BID. Esta tecnologia, já adotada por 60 países, é uma ferramenta na qual investidores terão acesso às oportunidades de investimentos, informações, dados, trâmites regulatórios. Assim desburocratizando e facilitando a nossa relação com os investidores, sempre visando trazer investimentos e desenvolvimento econômico sustentável, estratégico e direcionado para nossa região”, afirmou.

O palestrante Javier revelou que a expectativa é que ao longo dos cincos dias, estejamos conduzindo uma série de reflexões, uma série de conteúdo para finalizar com briefings de projetos de investimento para conseguir atrair de maneira produtiva investidores internacionais.

“Ao longo dos cincos dias, construímos o conteúdo, a capacidade para criar esse portfólio e, com certeza, nos próximos três meses, teremos um funil e leads, investidores interessados em investir nesses projetos. Estamos muito animados, tanto a Apex como a BID, e temos aqui um nível de discussões extremamente interessante, este que vai ser um divisor de águas para o estado do Amazonas”, relatou Javier.

André Azevedo, o oficial de investimentos da ApexBrasil, destacou a importância de fortalecer a capacidade das instituições estaduais na formulação de projetos atrativos ao mercado internacional.

“Nosso objetivo, enquanto ApexBrasil, ao estarmos presentes no estado do Amazonas, é contribuir ativamente com a capacitação voltada à transformação ecológica e à transição energética, em prol de um desenvolvimento econômico sustentável”, afirmou André

Fotos: Angelo Vinicius e Lucila Rodrigues/ SEDECTI

Fontes: SEDECTI