Invest Amazonas

Setor Naval

Com uma média de 500 mil pessoas utilizando embarcações para acessar os municípios e comunidades, o modal hidroviário é o principal meio de locomoção da população e transporte de carga no Estado, segundo dados da ARSEPAM (2023) e SINDINAVAL (2023). Cerca de 90% das embarcações ainda são de madeira, que tendem a ser substituídos por estruturas de aço. Não somente os “barcos de linha” mas também, os cargueiros, esportivos e de lazer. Além disso existe a necessidade da construção de estruturas flutuantes para atender as demandas por transporte da indústria, do agronegócio e do setor de petróleo e gás.

O setor naval do Amazonas, configura-se pela existência de empreendimentos de pequeno, médio e grande porte, nas atividades de construção e reparo de variados tipos de embarcações. São mais de 300 estaleiros, a maioria de pequeno porte espalhados por todos os municípios. Os estaleiros de reparo ocupam 20% da orla de Manaus, sendo um dos maiores polos de conserto do Estado.

No Amazonas, ocorre a produção de empurradores fluviais desenvolvidos e projetados de acordo com as intempéries naturais dos rios da região, equipados com casco duplo no espaço dos tanques; separador de água e óleo; unidades de tratamento de efluentes de bordo e com padrões ergonômicos adequados a tripulação. Ocorre também, a produção de maneira artesanal das embarcações de madeira, com técnicas passadas de geração em geração, mas que se encontra em processo de substituição.

O subsetor naval emprega em média 890 pessoas por ano, considerando-se o período de 2017 a 2021, com o faturamento de 2023 registrado em aproximadamente R$ 311 milhões. O setor naval no Estado tem potencial para a geração de grande volume de empregos com mão de obra, em geral especializada e certificada, para atender exigência de mercado. As obras no segmento naval utilizam mais de 50% de insumos locais, envolvem construções com elevados índices tecnológicos, necessitando de acompanhamento de técnicos da região, e o processo executado por profissionais do lugar.

💬 Olá! Deseja saber mais sobre investimentos no Amazonas?
WhatsApp